- Janeiro 1, 2024
Serviço de Apoio Domiciliário é exigência crescente
O Serviço de Apoio Domiciliário é hoje, uma exigência crescente na nossa sociedade em que os ritmos de trabalho são mais elevados. E a disponibilidade para cuidar dos nossos é menor, pelas exigências profissionais. Vive-se hoje mais. Mas nem sempre melhor!
Envelhecimento populacional
O envelhecimento demográfico é uma tendência mundial que se verifica também em Portugal. De acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), a população com 65 ou mais anos de idade representava, em 2022, 23,5% do total da população residente em Portugal.
O aumento da população idosa está, desde logo, relacionada com o aumento da esperança de vida à nascença (80,96 anos em 2023). Para tal, muito contribui a evolução da ciência e a melhoria dos cuidados de saúde prestados. Atualmente, vivemos cada vez mais anos depois de completar os 65 anos.
Serviço de Apoio Domiciliário: uma necessidade associada ao envelhecimento
O aumento da população idosa tem uma consequência imediata: o aumento das necessidades de cuidados e apoio devido às comorbilidades associadas à idade. Até porque, para muitas pessoas idosas, o apoio domiciliário é uma solução essencial para manter a autonomia e qualidade de vida.
Associado a isto, a ausência de retaguarda familiar. Muitas vezes por ruturas com os familiares, nomeadamente pais e filhos; não raras vezes por exigências pessoais e profissionais. Trabalha-se hoje cada vez até mais tarde.
O tempo que dispomos para cuidar dos nossos idosos é escasso. E, em muitos casos, nem há condições de cuidar dos idosos, sobretudo quando estão doentes e precisam de apoio próximo e constante.
As soluções de apoio domiciliário no Porto
Ciente desta carência, a Espaços Avós dispõe de uma equipa de profissionais de Apoio Domiciliário altamente especializados e experientes. Cada um deles dedica-se aos idosos com todo o carinho e cuidado, como se fosse família.
Este Serviço de Apoio Domiciliário funciona na Zona do Grande Porto. E, as nossas cuidadoras estão disponíveis para serviços ao longo de 24 horas por dia, 365 dias por ano. Este serviço permite que os nossos pacientes tenham todos os cuidados imprescindíveis e que, constantemente, se sintam em segurança, sem sair do conforto da sua casa.
Para além de prestarmos um serviço altamente personalizado, as cuidadoras são sempre carinhosas dando sempre os miminhos que os idosos tanto valorizam. Além disso, estão sempre interligadas com os familiares que em muitos casos têm um papel fundamental no processo de acompanhamento do utente.
Avaliação inicial no apoio domiciliário
Para garantir que o nosso Serviço de Apoio Domiciliário atende às necessidades individuais de cada utente, realizamos uma avaliação inicial. Assim, esta avaliação permite-nos compreender as necessidades e preferências do idoso ou dependente, de forma a personalizar o nosso apoio.
Cada pessoa é única, por isso seguimos um processo rigoroso para garantir que oferecemos um serviço altamente personalizado.
Em primeiro lugar, avaliamos as necessidades do idoso ou dependente para compreender o seu estado de saúde e as suas necessidades específicas.
Em segundo lugar, selecionamos os melhores cuidadores.
Por fim, damos início ao serviço, mantendo um contacto próximo com a família em todas as fases do processo. Sempre que é desejado, promovemos o contacto permanente com as famílias, de modo que possam acompanhar de perto o trabalho desenvolvido pelo Espaço Avós.
Desta forma, garantimos que cada idoso se sente acompanhado e que as suas necessidades são totalmente atendidas.
Em suma, o Espaço Avós oferece um Serviço de Apoio Domiciliário (SAD) para idosos na Zona do Grande Porto e que incluí:
- Cuidados de apoio e conforto domiciliário, como ajuda nas tarefas domésticas, preparação das refeições, acompanhamento nas atividades diárias, etc.
- Cuidados de enfermagem, como administração de medicamentos, curativos, cuidados paliativos, etc.
- Cuidados médicos 24h, como consultas médicas, exames, tratamentos, etc.
Contacte-nos ainda hoje para saber como podemos ajudar.
