5 cuidados a ter com idosos no Natal e Ano Novo

cuidados-a-ter-com-os-idosos-no-natal-e-ano-novo

5 cuidados a ter com idosos no Natal e Ano Novo

Sabia que há 5 cuidados a ter com idosos no Natal e Ano Novo para fazer desta época um tempo ainda mais alegre e de confraternização?

Este momento festivo do ano pode ser desafiante para os idosos. As alterações na rotina, a ingestão de alimentos e bebidas em excesso e a mudança de ambiente podem levar a sentimentos de desorientação e cansaço.

Para lhes garantir um Natal agradável e seguro, é importante tomar algumas precauções. Convido-o a ler os 5 cuidados a ter com idosos no Natal e Ano Novo.

Promova a integração social do idoso

Os idosos podem sentir-se um fardo para a família, especialmente se têm doenças ou limitações físicas. É importante fazer com que se sintam integrados e parte ativa da família.

Por exemplo, convide-os para participar nas atividades e nas decisões familiares. Nomeadamente, peça-lhes para ajudar a preparar a ceia de Natal, a decorar a casa ou a escolher os presentes para os netos.

Dê-lhes tarefas e responsabilidades, mesmo pequenas. Podem ajudar, entre outros, a colocar a mesa, a servir a comida ou a lavar a loiça.

E, sobretudo, demonstre-lhes o seu amor. Um abraço, um beijo, um carinho são sempre incentivos positivos para os idosos.

Adote uma alimentação saudável

O Natal é uma época de excessos alimentares. Porém, é importante ter cuidado com o que os idosos comem e bebem.

Assim, organize a ceia de Natal de forma a incluir opções saudáveis para os idosos. Inclua saladas, legumes, frutas e carnes magras. Além disso, também pode servir pequenas porções e incentivar os idosos a beber muita água.

Se tiver doenças crónicas, como hipertensão, diabetes ou problemas digestivos, deve falar com o médico de família ou com um nutricionista. Informe-se sobre os alimentos que deve evitar.

 

Previna as quedas no Natal

A mudança de casa para celebrar as festas de dezembro pode representar um fator extra de stress para o idoso. Um novo espaço implica novas dinâmicas, o reaprender dos movimentos em espaços fechados e o consequente aumento do risco de quedas.

Dessa forma, é importante que se mantenha vigilante e o auxilie a movimentar-se pela nova casa. Se possível, organize a casa de forma a facilitar a circulação do idoso.

Adicionalmente, pode providenciar tapetes antiderrapantes nas áreas onde o idoso circula com mais frequência. Também pode colocar luzes em pontos estratégicos da casa para o ajudar a ver melhor.

Se o idoso tem dificuldade em caminhar, forneça-lhe um andarilho ou uma bengala.

Respeite a sua autonomia

Não force o idoso a participar em atividades que não quer. A sua participação e integração no grupo deve ser feita de forma serena, de modo a representar uma mais-valia para o idoso.

Se ele não se sente confortável em tirar fotografias ou em participar em jogos, não o force. Respeite a sua vontade e dê-lhe a oportunidade de participar nas atividades que lhe dão prazer.

Por exemplo, se ele gostar de ler, ofereça-lhe um livro para ler no Natal. Se o idoso gosta de música, pode colocar música clássica, natalícia ou de uma banda que sabe que ele gosta de ouvir.

 
5-cuidados-a-ter-com-idosos-no-natal

Promova a hidratação

A hidratação é fundamental para prevenir a desidratação, que pode levar a problemas de saúde graves. Este é um dos cuidados a ter com idosos diariamente e ainda mais nesta altura em que há mudanças alimentares e de rotina.

Desse modo, ofereça ao idoso água ou bebidas não açucaradas ao longo do dia. Se ele tem dificuldade em beber, pode ajudá-lo a beber pequenas quantidades de cada vez, mas com maior frequência.

Da mesma forma, pode colocar um copo de água ao lado do idoso durante a ceia de Natal. Também pode oferecer-lhe chá ou infusões durante o dia.

Se o idoso tem dificuldade em beber por si próprio, pode ajudá-lo a beber com uma caneca com um bico ou uma palhinha.

Cuidados a ter com idosos nesta época e todo o ano

Ao seguir estes 5 cuidados a ter com idosos no Natal e Ano Novo, pode ajudar a garantir que os idosos tenham um Natal agradável e seguro. Aproveite esta época para dar mimos aos avós, pais, tios ou mesmo amigos que necessitam de cuidados!

É ainda importante verificar se a medicação está a ser administrada corretamente. E assegurar que o idoso descansa regularmente.

Se tiver outras dúvidas ou questões, não hesite em contactar o Espaço Avós. Temos uma equipa especializada de cuidadoras que poderá aconselhar sobre os cuidados a ter com idosos e mesmo prestar serviços de apoio domiciliário na Maia e em toda a zona do grande Porto!

× Posso ajudar?